Goiás enfrenta recorde de incêndios com mais de 400 ocorrências no fim de semana
O estado de Goiás registrou um número alarmante de mais de 400 ocorrências de incêndios entre a última sexta-feira, 6, e domingo, 8 de setembro. A maior parte dos incêndios ocorreu em áreas urbanas, estabelecendo um recorde anual para o estado.
Grande parte dos focos de incêndio está sendo atribuída a ações humanas, em especial à prática ilegal de limpeza de terrenos com o uso de fogo, crime previsto no Código Penal brasileiro. O período de seca severa, aliado às altas temperaturas, tem agravado a situação, conforme apontam especialistas.
Para reforçar o combate, aproximadamente 200 militares que atuavam em funções administrativas foram convocados para atuar na linha de frente. Além disso, bombeiros em curso de especialização em combate a incêndios florestais também estão sendo mobilizados para lidar com as ocorrências crescentes.
O estado também tem investido em tecnologias e ações de inteligência para identificar os responsáveis pelos incêndios. A detecção dos infratores tem se tornado uma prioridade, especialmente nesta época do ano, quando o uso de fogo para limpeza de terrenos representa um risco iminente para a segurança e o meio ambiente.