Goiás Alcança o Terceiro Lugar como Maior Produtor de Grãos do Brasil, Aponta IBGE
O estado de Goiás atingiu a posição de terceiro maior produtor de grãos no Brasil, de acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Essa conquista ocorreu após Goiás ultrapassar o Rio Grande do Sul no ranking de produtores, e agora o estado representa 10,1% da produção nacional de grãos.
O IBGE revelou que apenas os estados de Mato Grosso, com uma participação de 30,6%, e do Paraná, com 14,8%, superam Goiás na produção de grãos. A região Centro-Oeste, da qual Goiás faz parte, lidera a produção de grãos no Brasil, contribuindo com quase metade de toda a produção do país, correspondendo a 49,8%. Esta é seguida pelas regiões Sul (26,6%), Sudeste (9,7%), Nordeste (8,7%) e Norte (5,2%).
Além disso, o estudo do IBGE ressaltou que, em agosto de 2023, a produção de cereais, leguminosas e oleaginosas em Goiás totalizou impressionantes 31,55 milhões de toneladas. Isso representa um notável aumento de 15,7% em comparação com a safra de 2022, que atingiu 27,30 milhões de toneladas.
O crescimento significativo na produção de grãos em Goiás é um indicador positivo para a agricultura do estado, destacando sua importância para a economia nacional e seu papel fundamental na produção de alimentos no Brasil.