Goiânia e Aparecida de Goiânia Terão Ponto Facultativo na Sexta-Feira Após Corpus Christi
Goiânia e Aparecida de Goiânia decretaram ponto facultativo para os servidores municipais na sexta-feira, 31 de maio, um dia após a celebração de Corpus Christi, que ocorre na quinta-feira, 30 de maio. A medida, oficializada pelas prefeituras das duas cidades, busca proporcionar um fim de semana prolongado aos trabalhadores.
Em Goiânia, o decreto foi publicado no Diário Oficial do Município no dia 23 de maio. Segundo o documento, os titulares dos órgãos e entidades municipais deverão informar ao Gabinete do Prefeito, até o dia 28 de maio, os nomes dos servidores que estarão de plantão para garantir a continuidade dos serviços essenciais entre os dias 30 de maio e 2 de junho.
Aparecida de Goiânia seguirá a mesma decisão, com a publicação oficial prevista para o Diário Oficial do Município no dia 29 de maio.
O feriado de Corpus Christi, celebrado com tradições religiosas como a montagem de tapetes de serragem nas ruas, marca a homenagem ao corpo e ao sangue de Jesus Cristo, honrando sua morte e ressurreição.
A decisão de conceder ponto facultativo também foi adotada pelo governo do estado de Goiás. Em 8 de janeiro, o governador Ronaldo Caiado decretou ponto facultativo para os servidores estaduais na sexta-feira, 31 de maio, conforme publicado no Diário Oficial do Estado. A medida não se aplica a órgãos e entidades que realizam atividades essenciais, como unidades de saúde, policiamento civil e militar, bombeiros, arrecadação e fiscalização, que continuarão funcionando normalmente para atender à população.
Essa pausa prolongada oferece uma oportunidade para que os moradores aproveitem o tempo livre com atividades de lazer, turismo e convivência familiar, além de impulsionar o comércio local e a economia da região.