Empresa Envolvida no “Golpe da Carta Contemplada” é Interditada em Operação da PCGO e Procon
A Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra o Consumidor (Decon), em colaboração com o Procon Goiás, deflagrou hoje (22) uma nova fase da Operação Protectio, destinada a combater o conhecido “golpe da carta contemplada”. A operação realizou mandados judiciais de busca e apreensão, além de fiscalização administrativa, em uma empresa localizada no Setor Central de Aparecida de Goiânia. Durante a ação, foram descobertas diversas irregularidades e colhidos indícios materiais dos crimes praticados. Documentos e aparelhos celulares foram apreendidos, culminando na interdição da empresa e suspensão de suas atividades.
O golpe funciona quando o consumidor encontra anúncios de veículos em plataformas como Facebook e OLX, e após contato com a empresa, é convencido a adquirir uma “carta de crédito contemplada” que promete a obtenção rápida e facilitada do bem. Ao não receber o veículo dentro do prazo prometido e solicitar o cancelamento do contrato, o consumidor descobre que assinou um contrato de consórcio e não consegue reaver os valores pagos.
Dezenas de consumidores da região metropolitana de Goiânia já foram vítimas desse golpe. Os responsáveis pela empresa investigada responderão por crimes contra as relações de consumo, estelionato e associação criminosa. Desde seu início em 2023, a Operação Protectio já realizou mais de 14 etapas, cumpriu mais de 20 mandados de busca e apreensão e suspendeu as atividades de mais de 15 empresas.