Detran-GO Intensifica Ações para Punir Motoristas que Dirigem Sob Influência de Álcool
Em comemoração aos 16 anos da implementação da Lei Seca no Brasil, o Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) anunciou a criação de 20 novos núcleos regionais para reforçar a operação “Balada Responsável” em todo o estado. Esta medida visa intensificar a fiscalização e prevenir a embriaguez ao volante, garantindo um trânsito mais seguro para todos.
As patrulhas da “Balada Responsável”, realizadas em parceria com a Polícia Militar (PM), operam em todos os 246 municípios goianos, com foco especial em festas e eventos noturnos. O objetivo é reduzir acidentes de trânsito causados pela combinação de álcool e direção.
Dados recentes do Detran-GO revelam que, de janeiro a maio deste ano, 6.548 motoristas foram autuados por dirigir sob efeito de álcool ou por se recusarem a realizar o teste do etilômetro – uma média de um a cada 33 minutos. No mesmo período de 2023, foram registrados 4.660 casos, uma média de 31 autuações diárias.
Essas infrações foram registradas por diversos órgãos de fiscalização em Goiás, incluindo a Polícia Civil e a operação “Balada Responsável”. O presidente do Detran-GO, delegado Waldir, destacou a preocupação com o aumento das infrações, sugerindo que muitos motoristas não estão levando a sério as penalidades aplicadas.
“Apesar da multa de quase R$ 3 mil, muitos motoristas continuam a desrespeitar a lei, colocando vidas em risco”, afirmou o delegado.
Além da multa de R$ 2.934,70, os motoristas flagrados no teste do bafômetro ou que se recusarem a fazer o exame têm a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) suspensa por 12 meses e o veículo retido. Somente este ano, 7.210 habilitações foram cassadas administrativamente.