DETRAN-GO ADOTA NOVOS CRITÉRIOS PARA SUSPENSÃO DA CNH POR EXCESSO DE VELOCIDADE

O Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) anunciou uma atualização significativa nas regras para a suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) de motoristas flagrados excedendo em mais de 50% o limite de velocidade das vias. Com as novas medidas, os condutores infratores poderão ter a CNH suspensa por um período que varia de dois a seis meses, dependendo do histórico de infrações.
Anteriormente, a suspensão era uniformemente aplicada por seis meses a todos os motoristas que cometessem essa infração. Com a mudança, aqueles com infrações graves ou gravíssimas nos últimos 12 meses continuarão a enfrentar uma suspensão de seis meses. No entanto, motoristas sem infrações graves ou gravíssimas no mesmo período terão a CNH suspensa por apenas dois meses.
O presidente do Detran-GO, Delegado Waldir, explicou que a alteração visa proporcionar uma penalidade mais justa e educativa, diferenciando entre reincidentes e motoristas que cometem infrações esporadicamente. “Nosso objetivo é estabelecer parâmetros mais justos. Não podemos tratar da mesma forma um condutor que comete uma única infração e outro que é reincidente em várias. Precisamos punir com mais rigor os infratores contumazes”, afirmou Waldir.
Nos primeiros seis meses deste ano, 41.795 motoristas foram autuados por ultrapassar em mais de 50% o limite de velocidade, resultando na instauração de cerca de 36 mil processos de suspensão do direito de dirigir. Até agora, mais de oito mil condutores foram penalizados e outros 5.657 enfrentarão a suspensão ainda neste mês de julho. Essa infração representa aproximadamente 90% das suspensões aplicadas pelo Detran-GO.
Outras infrações também podem levar à suspensão do direito de dirigir, independentemente da pontuação prévia na CNH. Entre elas estão: conduzir motocicleta sem capacete ou transportando crianças menores de 10 anos, realizar manobras perigosas, dirigir ameaçando pedestres ou outros veículos, dirigir sob efeito de álcool ou drogas, e participar de rachas.