Comitiva Chinesa Visita Goiás para Troca de Conhecimentos sobre Gestão Ambiental
Uma comitiva composta por seis representantes do governo chinês chega a Goiás no próximo dia 10 de julho com o objetivo de compartilhar conhecimentos sobre a gestão de parques estaduais e outras unidades de conservação. A recepção e acompanhamento serão realizados por técnicos da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) durante toda a estadia.
A delegação chinesa inclui Tian Jianhui, vice-líder do Departamento Provincial de Florestas e Pastagens de Hebei; Sun Shutang e Di Taichang, ambos da Divisão de Prevenção ao Fogo do departamento; Zhang Xuesong, diretor do Departamento Municipal de Recursos Naturais e Planejamento de Baoding; Cui Ju, diretor do Departamento Municipal de Florestas e Pastagens da Cidade de Zhangjiakou; e Li Jian, diretor do Departamento de Florestas e Pastagens da Cidade de Chengde.
No dia 11 de julho, os visitantes irão ao Parque Estadual da Serra de Caldas Novas (Pescan), onde participarão de uma apresentação sobre as 24 unidades de conservação administradas pelo Governo de Goiás e realizarão um passeio pelo parque. “Aqui eles conhecerão diversas fitofisionomias do Cerrado e terão a oportunidade de ver uma amostra do trabalho que fazemos diariamente para preservar o bioma”, destaca a secretária Andréa Vulcanis.
No dia seguinte, o grupo assistirá a uma apresentação conjunta da Semad e do Corpo de Bombeiros, focada no monitoramento da vegetação e combate a incêndios. Este evento ocorrerá na sala de situação da Defesa Civil, em Goiânia.
Giordano Souza, chefe do Gabinete de Assuntos Internacionais do Governo de Goiás, explica que a visita é resultado de uma parceria estabelecida entre Goiás e a província de Hebei nos últimos anos. Em junho do ano passado, esse intercâmbio cultural e comercial foi fortalecido com a visita do vice-governador Daniel Vilela à província chinesa.
“Temos um acordo de irmandade com Hebei, que desde o ano passado manifesta o desejo de enviar uma comitiva para conhecer a gestão ambiental de Goiás”, afirma Giordano. “Hebei tem um especial interesse em nossas técnicas de prevenção e combate a queimadas florestais”, complementa.