Alerta Vermelho para Goiás: Onda de Calor e Umidade Crítica
Goiás enfrenta uma nova onda de calor que trouxe um nível de umidade relativa do ar tão baixo quanto o de climas desérticos. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta vermelho para o estado, com umidade abaixo dos 12% e temperaturas 5ºC acima da média para esta época do ano.
De acordo com o mapa do Inmet, Goiás está em situação de “grande perigo” devido à baixa umidade e “perigo potencial” em relação à onda de calor. O instituto categoriza os alertas em três níveis: amarelo para “perigo potencial” (umidade entre 30% e 20%), laranja para “perigo” (umidade entre 20% e 12%), e vermelho para “grande perigo” (umidade abaixo dos 12%).
A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que a umidade relativa do ar ideal esteja entre 50% e 60% para minimizar riscos à saúde. Níveis abaixo disso podem aumentar os riscos para a saúde respiratória e provocar incêndios florestais. O alerta do Inmet destaca o aumento do risco de incêndios e problemas respiratórios durante este período crítico.