Cidade em Goiás Declara Situação de Calamidade Após Ficar Sem Abastecimento de Água - Jornal Momento Goiás
12 de outubro de 2024

Cidade em Goiás Declara Situação de Calamidade Após Ficar Sem Abastecimento de Água

0

A cidade de Faina, em Goiás, decretou situação de calamidade pública após todos os seus moradores ficarem sem água devido à drástica redução no nível do Rio Peixe, principal fonte de abastecimento local. A escassez de água tornou impossível o bombeamento para a estação de tratamento, deixando grande parte da população em uma situação crítica.

A prefeitura da cidade já havia implementado uma campanha de racionamento de água há cerca de uma semana, antecipando o problema. Com a seca praticamente secando o Rio Peixe no ponto de captação, a crise se agravou, afetando toda a população, exceto um pequeno bairro abastecido por poços artesianos, que também ficou sem água nesta quinta-feira.

O decreto de calamidade pública permite que a administração municipal adote medidas emergenciais para contornar a crise, incluindo o uso de reservatórios particulares para reforçar o abastecimento. Caminhões-pipa estão sendo mobilizados para fornecer água à população, com o apoio de cidades vizinhas e da Defesa Civil.

Os moradores relatam dificuldades extremas, sendo obrigados a buscar água em pequenos poços remanescentes do rio, utilizando baldes e galões. A água coletada é insuficiente até para as atividades mais básicas, como lavar utensílios domésticos, causando grande transtorno para a população.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe do Grupo no Whatsapp e saiba de tudo em primeira mão!

O nosso grupo é fechado e você não precisar se preocupar que receberá apenas mensagens do Jornal Momento Goiás